JGP

A JGP é uma tradicional gestora de recursos e de patrimônio brasileira com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nosso compromisso de longo prazo é aliar retornos consistentes com o gerenciamento de risco ativo, visando preservar o capital investido por nossos investidores.

Comunicação

ESG, Mídia
icone voltar Todas as notícias

JGP, Capal e Banco Alfa lançam emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio sustentáveis durante a COP 28

|07.12.2023

Parceria visa apoiar os produtores rurais brasileiros no desenvolvimento de seus negócios, seguindo as melhores práticas de mercado em ESG, rastreabilidade de origem e produção de commodities livre de desmatamento

São Paulo, 04 de dezembro de 2023 – A JGP, gestora de recursos independente com mais de duas décadas de experiência no Brasil e no exterior, com o apoio da Capal, cooperativa de produtores rurais com mais de 3,7 mil cooperados nos estados de São Paulo e Paraná e do Banco Alfa, reconhecido por sua sólida atuação no mercado financeiro, proporcionando soluções financeiras inovadoras, lançam uma nova emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA Verde) sustentáveis durante a 28ª Conferência do Clima da ONU (COP 28), que acontece em Dubai, de 30 de novembro a 12 de dezembro.

Esta emissão de CRA Verde reforça o compromisso conjunto das empresas em promover uma cadeia produtiva com foco na sustentabilidade e comprova que é possível a produção de commodities no Brasil com transparência, sem desmatamento de qualquer tipo e em escala para atender a demanda global por mais alimento. A JGP atuou na operação com o serviço de ESG Advisory, que trabalha no posicionamento estratégico de empresas do ponto de vista de sustentabilidade.

Segundo José Pugas, sócio da JGP e responsável por ESG e estratégias de Crédito Sustentável, um projeto com esse perfil de sofisticação e relevância dificilmente teria ocorrido fora de uma estrutura tão alinhada com os princípios de inclusão social de produtores de pequeno e médio porte como uma cooperativa.” Estamos certos de que ao alinharmos o cooperativismo brasileiro às melhores práticas de agricultura de baixo carbono aceleraremos a transição do agronegócio brasileiro para modelos climaticamente eficientes, socialmente inclusivos e naturalmente positivos, mantendo a liderança que possuímos hoje no próximo ciclo da economia verde”, finaliza.

O CRA desempenhará um papel crucial no impulsionamento do crescimento da cooperativa e na consolidação robusta de sua estabilidade financeira. “Inicialmente, o montante emitido será inserido no fluxo da Capal, o que vai garantir melhores condições de negociações no atendimento ao cooperado. Muitos associados têm na cooperativa a sua principal fonte de crédito para viabilizar a sua produção, e tendo esse reforço de caixa, com certeza vamos proporcionar melhor poder de negociação com os fornecedores”, pontua Amilton Brambila, Diretor Financeiro da Capal Cooperativa Agroindustrial

A operação financeira conta com uma alocação perto dos R$ 150 milhões para contribuir com ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável, que serão conduzidas pela Capal e beneficiarão quase 800 cooperados, abrangendo mais de 140 mil hectares de terras. “A Capal foi a primeira cooperativa no Brasil a profissionalizar todos os membros da gestão interna”, destaca Adilson Roberto Fuga, Presidente Executivo da Capal Cooperativa Agroindustrial.

A Capal observou que algumas cooperativas estão entrando agora na profissionalização da gestão, e a empresa assume esse modelo há 28 anos. “Esse diferencial está dentro da pauta ESG, a qual levamos com muita seriedade. Além da governança, a cooperativa também tem cuidado com o entorno, na criação de ações sociais para toda a comunidade, e somos referência quanto às práticas sustentáveis e ambientais, o que inclui o pioneirismo no plantio direto no Brasil e a atenção pela preservação da reserva legal. Essas práticas vêm sendo desenvolvidas há muito tempo, e agora são chanceladas pelo certificado Selo Verde e pela emissão do CRA”, completa o executivo.

O lançamento representa um passo significativo que pode impulsionar práticas comerciais responsáveis e fomentar o avanço na área. “A participação do Alfa, como coordenador exclusivo, na operação desse CRA reflete nosso compromisso com a evolução e fortalecimento do setor agro, especialmente no apoio às cooperativas, tão importantes nesse segmento vital da economia. A gestão profissional e o processo minucioso desempenhados pela CAPAL foram essenciais para o sucesso desta iniciativa. Continuaremos a apoiar projetos que não apenas promovam a sustentabilidade, mas também consolidem a confiança e a prosperidade no campo, alinhando desenvolvimento econômico com consciência ambiental e social.” – Breno Perez Vicente, Diretor de Corporate & Investment Banking do Banco Alfa.

Sobre a JGP 

A JGP é uma gestora de recursos independente com vasta experiência em investimentos no Brasil e no exterior. A empresa foi fundada em 1998 por um grupo de profissionais que trabalha junto desde o início dos anos 90 e gere atualmente R$ 35 bilhões, entre fundos discricionários e portfolios exclusivos para clientes de alta renda, via sua unidade de gestão de patrimônio, lançada em 2007. 

A asset conta com uma equipe sênior e multidisciplinar que faz a gestão de fundos multimercados com diferentes níveis de volatilidade, fundos de ações de diferentes estratégias (long biased, long only, health care e ESG), fundos de crédito privado (líquidos, fundos de infra, ESG, Fiagro, special situations e estruturados), fundos imobiliários e fundos de previdência privada (categorias multimercado, ações e crédito privado). A gestora também ampliou sua grade com o lançamento da área de Portfolio Solutions especializada em fornecer serviços de gestão de carteiras para o segmento institucional, além de uma área focada em fusões e aquisições (M&A) e captação de recursos (DCM) denominada JGP Financial Advisory.

Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial

Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,7 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 959 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área assistida ultrapassa os 179 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.

Sobre o Alfa

 O Conglomerado Alfa, composto por empresas atuantes em diversos segmentos financeiros e de seguros, possui vasta experiência e tradição, construídas ao longo de quase um século. Buscando excelência no desenvolvimento de seus negócios, apresenta um portfólio abrangente, que inclui crédito para pessoas físicas e jurídicas, tesouraria, administração de recursos de terceiros, private banking, wealth management, mercado de dívida (DCM) e fusões e aquisições. 

O Conglomerado Alfa é constituído pelo Banco Alfa, Banco Alfa de Investimento, Alfa Financeira, Alfa Leasing, Alfa Corretora, Alfa Seguros, Alfa Previdência e Alfa Collab (Hub de Negócios em Inovação). Sempre pautando sua atuação com respeito aos valores éticos e sustentáveis, o grupo proporciona segurança e solidez.

Entre os principais players do mercado de capitais brasileiro, o Alfa atua em originação, estruturação e distribuição de operações de renda fixa. Nosso objetivo é apresentar uma alternativa diferenciada de captação, muitas vezes pioneira, para agregar valor ao cliente. Temos uma equipe de especialistas focada e com o compromisso de atuar em Corporate & Investment Banking ao lado do cliente de forma efetiva, buscando sempre relacionamentos de longo prazo.

Recentemente, o controle acionário do grupo, anteriormente nas mãos da família Faria, foi adquirido pelo Grupo Safra. Esse acontecimento marca um novo capítulo na história do Conglomerado, sinalizando uma fase de renovação e expansão no mercado financeiro.