HISTóRICO

A JGP foi fundada em agosto de 1998 por profissionais com vasta experiência em gestão de recursos, após decisão dos mesmos de se desligarem do Banco Pactual S.A., onde muitos deles eram sócios. Entre eles, André R. Jakurski, sócio fundador e diretor executivo do Banco Pactual por 13 anos e principal acionista da JGP. Os fundadores da JGP trabalham juntos há mais de 20 anos e, apesar das diversas crises financeiras e planos econômicos ocorridos no Brasil e no resto do mundo durante este período, conseguiram construir um dos históricos mais consistentes da indústria de fundos brasileira.

 

Durante seus primeiros 8 anos de atividades, a JGP concentrou seus esforços na gestão do JGP Hedge FIM, um dos fundos multimercados mais longevos da indústria, tendo sido lançado em julho de 1999. A gestão de fundos multimercados na JGP é baseada em 3 pilares fundamentais: preservação do capital investido por seus clientes, predileção por ativos de alta liquidez e baixo risco de crédito e um enfoque oportunista nas suas operações.

 

Com a notável melhora dos fundamentos macroecônomicos brasileiros, fruto das boas políticas econômicas implementadas a partir de 1994 e do choque de commodities extremamente favorável ao Brasil, observado durante a primeira década de 2000, a crescente demanda por produtos de investimento de maior valor agregado por parte dos investidores fez com que a JGP decidisse por expandir seu foco de atuação, através do lançamento de outras estratégias e de outras unidades de negócios.

 

A primeira decisão foi lançar em agosto de 2007 o JGP Max FIM, um fundo multimercado com política de investimento moderada. Hoje, o JGP Max FIM é um dos maiores fundos multimercados da indústria brasileira, com patrimônio líquido de aproximadamente R$ 2 bilhões e com uma das melhores relações risco x retorno de sua categoria. Posteriormente, em 2011, lançamos o JGP Strategy FIM, como uma alternativa mais agressiva ao JGP Max FIM.

 

Em setembro de 2007 foi criada a JGP Wealth Management, unidade de negócios segregada e dedicada à serviços de consultoria e de aconselhamento financeiro a clientes de alto poder aquisitivo.

 

A partir de 2008 foram efetuados importantes esforços na contratação de profissionais especializados, entre gestores e analistas de empresas, com o objetivo de posicionar a JGP no segmento de fundos de ações, não obstante a extensa e comprovada experiência de alguns de seus fundadores nesta classe de ativo. Desde então foram lançadas 4 estratégias dedicadas à renda variável: a estratégia long biased foi lançada em junho de 2008, a estratégia long only em dezembro de 2009, a estratégia small & mid cap em abril de 2011 e a estratégia global equity de 2015.

 

Em 2014 foi criada a JGP Gestão de Crédito, uma unidade de negócios dedicada a gerir portfólios diversificados compostos por títulos de dívida corporativa no mercado local, tais como debêntures, notas promissórias, CDBs, Letras Financeiras e cotas de FIDCs, como também por dívidas emitidas no mercado internacional, tanto por empresas nacionais quanto estrangeiras.